No dia 26 de junho de 2024 o Supremo Tribunal Federal, órgão máximo do judiciário brasileiro, finalizou o julgamento do Recurso Extraordinário 635.659/SP após 9 anos de seu início. Por 6 votos a 3, o STF descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantia de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes.
A decisão não representa que o ato de consumir a planta passou a ser legal. Na realidade o porte para consumo pessoal continua sendo considerado um comportamento ilícito, entretanto as consequências passaram a ter natureza administrativa ao invés de criminal.
Ou seja, não comete…
Batemos um papo com Renato Filev, que é pai, pesquisador e ativista antiproibicionista, tendo participado da criação da Marcha da Maconha de São Paulo. Nascido na cidade, é formado em ciências biológicas com pós-graduação em neurociência e psiquiatria.
Um pouco sobre o entrevistado
As drogas permeiam meus estudos, meu trabalho como ativista e minha vida pessoal. Em paralelo a minha formação na Universidade, também me tornei ativista antiproibicionista pela denúncia da Guerra às Drogas e essa formação para mim foi a Marcha da Maconha. Através do movimento, eduquei-me e senti a necessidade de atuar em algo que esteja diretamente relacionado…
A proibição da maconha e de outras substâncias é uma escolha política. Por mais que esteja bem distante do senso comum, as drogas têm muito mais tempo vivendo em harmonia com as sociedades e os humanos (cerca de 5.000 anos) do que sendo proibidas (cerca de 60 anos da Convenção Única de Entorpecentes, uma proibição patrocinada pelos EUA e expandido a nível mundial).
Na Kamah acreditamos que por meio da educação e da união de diferentes atores da sociedade conseguimos transformar a relação que nosso país tem hoje com a planta. Nesse contexto, hoje vamos falar sobre um tema…
Assim como a própria Cannabis, os primeiros relatos de utilização de artifícios para enrolar seu cigarro de tabaco ou de erva vêm da China. Acredita-se que na dinastia Tang, no século VII, já havia a utilização de materiais para confeccionar seus cigarros e o papel de seda era um deles. Porém, foi apenas por volta de 1500 quando os colonizadores trouxeram tabaco para as Américas que a seda como conhecemos hoje foi tomando forma. Ao observar que a população local utilizava folhas enroladas com um barbante para consumir seus cigarros voltaram para a Europa com a ideia de produzir algo…
Iniciamos esse texto sobre ativismo e maconha com uma frase de Angela Davis, revolucionária que tanto inspira a luta mundial. No livro "O sentido da liberdade”, Angela diz: "Falhamos em desenvolver uma consciência histórica expressiva e coletiva. Uma tal consciência acarretaria o reconhecimento de que nossas vitórias, alcançadas por meio de movimentos libertários, nunca estão inscritas em pedra(...) a luta deve continuar!"
Imagine um mundo onde as mulheres não possuem direito ao voto. Onde uma pessoa negra não possa frequentar restaurantes, banheiros ou transportes de pessoas brancas. Um lugar onde manifestantes são torturados. Um país que não possui nenhuma lei…
Se estamos falando de uma subespécie que não produz efeitos psicotrópicos e que ainda por cima possui capacidade de ser matéria-prima para uma série de produtos desde alimentícios até de construção civil, por qual motivo o cânhamo não está sendo amplamente difundido?